O BLOG LITERANIS ENTREVISTA
A POETISA CEÇA ALBERTIM
Apelidada de “A Poetisa do Coração”, Ceça Albertim tem sido uma das mais ternas e românticas surpresas da atual poesia goianense. Membro do Grupo Terça com Poesia (TCP), bem como integrante e uma das fundadoras do Clube de Leitura e Artes de Goiana-PE (CLAG) e do Grupo Poético Orla Norte, ela escreve desde seus sete anos de idade. É formada em Magistério e Psicologia da Criança, embora considere que sua verdadeira faculdade é a vida, onde se vê como uma eterna aprendiz, numa escola infinita, em que, todos os dias, uma nova página é escrita. Pelo CLAG, Ceça já participou das antologias “Café & Poesia” e “Natal com Poesia”, bem como da antologia “Árvore Poética”, editada pelo referido Grupo Poético Orla Norte. BLOG LITERANIS – Como você se definiria, do ponto de vista artístico?
CEÇA ALBERTIM- Do ponto de vista artístico, eu me considero uma eterna aprendiz. Escrever para mim é hoje o ar que respiro. É vida.
BLOG LITERANIS – Com o apelido de “A Poetisa do Coração”, é de se imaginar que você enfatize o sentimento e o romantismo em suas poesias. Qual a importância que ambos (sentimento e romantismo) ocupam em seu trabalho poético?
CEÇA ALBERTIM - No meu trabalho poético, o romantismo e os sentimentos fazem parte de minha personalidade. Sou romântica e escrevo sentimentos. Essa é minha veia poética.BLOG LITERANIS – Como tem sido sua relação com o Grupo Terça com Poesia (TCP)?
CEÇA ALBERTIM - A minha relação com o Terça com Poesia é de gratidão: foi onde tudo começou pra mim. Lá eu descobri a importância do meu pensar, o que me agradou e fiquei feliz.BLOG LITERANIS – Como é sua relação com o Clube de Leitura e Artes de Goiana (CLAG)?
CEÇA ALBERTIM - Com o Clube de Leitura, fui além. Eu me descobri ainda mais feliz, porque, como falei, estou aprendendo sempre e sempre com os mestres.
BLOG LITERANIS – Em nosso conturbado século 21, enquanto a sociedade sofre sob o peso de uma pandemia global, como você vê a importância da poesia em meio a tudo isso?
CEÇA ALBERTIM - De suma importância. Principalmente temas de Mensagens de Fé Esperança e Otimismo, que é, justamente o nome de minha coluna no Terça com Poesia, criada pelo nobre colega Bill. Além disso, desejo citar a poetisa Dona Maria (Maria Bandeira) que se reencontrou graças à Poesia. Você não imagina o bem que fazer poemas está fazendo a ela no meio de toda essa Pandemia. Ela é um bom exemplo do que estou dizendo
BLOG LITERANIS – Ainda existe uma grande discussão entre os poetas goianenses sobre se a Poesia deve se ater ao uso de rimas e métrica ou se o artista pode escrever poemas sem recorrer a esses dois detalhes. Qual sua posição diante desse debate?
CEÇA ALBERTIM - Respeito o uso da métrica e das rimas, mas sou artista de poemas livres, por isso não me atenho a esses detalhes. Antes de terminar essa entrevista quero ressaltar a importância do colega Bill para a cultura poética goianense. Obrigada
BLOG LITERANIS – Nós que agradecemos, Ceça! Muito obrigado pela participação neste blog e pelas palavras gentis!
Ceça Albertim, Poetisa do Coração, titulo mais que adequado pra descrever essa Poetisamiga que tanto prezo, essa grata surpresa que a cada dia se aprimora, e mergulha cada vez mais profundo nesse mar de poesia.
ResponderExcluirParabéns Ceça.
Mário Serrano
Eu só tenho a agradecer. por tudo que me foi proporcionado e que aprendi com tidos participantes cada qual com diferentes estilos não se grande competencia inclusive quer o cita a grande perda de nosso amigo João que era além de um grande portanto compositor e amigo de todos. E sua tô a essa ideia maravilhosa cd E entrevistar a todos um a devemos ao nobre colega Bill que real E te sempre deu um novo estímulo de ideias novas onde cada um d3 nós também mostram os talentos que nem sequer sabia que tínhamos então parabéns para todos e isso a União faz A força e a Fé remove montanhas.Parabens!
ResponderExcluir20-032021.
Eu é que agradeço, Ceça;
ResponderExcluirParabéns Ceça Albertim por suas poesias que tanto nos emocionam e ao mesmo tempo nos deixa leve. Você é muito especial!
ResponderExcluir